Barcelos é uma cidade situada às margens do Rio Negro e é conhecida como a “porta de entrada” para a região amazônica. A cidade com pouco mais de 24 mil habitantes é um dos principais destinos para pesca esportiva no país e distante apenas a 399 quilômetros de Manaus.
Barcelos é o destino perfeito para o “Turismo de Pesca“, atraindo pescadores do mundo todo. O contraste entre a beleza das águas do Rio Negro, com praias de areias brancas e a preservada Floresta Amazônica. Em Barcelos encontra-se o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas.
Barcelos também encontra-se o “Parque Nacional do Jaú“, com 2.377.889 ha protegidas, sendo o maior parque nacional do país. Em Barcelos fica a “Cachoeira do El Dorado“, famosa por possuir a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400 m de altura. Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.
■ PONTOS TURÍSTICOS 4u1l
# 1 Arquipélago Mariuá Localizado às margens do rio Negro, o Arquipélago Mariuá inclui um mosaico de ecossistemas de águas pretas que estão entre os mais frágeis da Amazônia e incluem rios, ilhas, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos. São mais de 1.400 ilhas, que apresentam rica diversidade sociocultural, com cerca de 30 comunidades. A região caracteriza-se, também, pelo alto grau de dependência das populações locais, principalmente ribeirinhos e indígenas, com relação aos recursos naturais do Arquipélago, o que propicia o surgimento de conflitos diversos.
# 2 Abismo Guy Collet
O abismo Guy Collet é a caverna mais profunda do mundo formada por quartzito e também a de maior desnível do Brasil, com 671 metros de profundidade. A caverna foi catalogada por Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SB) e da ONG Akakor Geographical Exploring durante a expedição ao interior da Amazônia.
# 7 Parque Estadual Serra do Aracá
Criado em 1990, localizado no município de Barcelos, ocupando uma área de 1.818.700 ha. No interior encontra-se o Rio Aracá, que forma a mais alta queda d’água do Brasil.
# 8 Parque Nacional do Jaú
O Parque Nacional do Jaú é o maior parque nacional do Brasil e do mundo, em floresta tropical úmida contínua e intacta, com 2.377.889,00 ha. Localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao norte do Amazonas, leva o nome do principal rio do Parque, e de um dos maiores peixes brasileiros o jaú. Hoje, esse paraíso ecológico é conhecido como modelo de Unidade de Conservação na Amazônia, formando, juntamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e de Mamirauá, o maior corredor biológico preservado do mundo, com mais de 5,7 milhões de hectares.
■ CACHOEIRAS 1x491s
# 1 Cachoeira do El Dorado
Fotos: Gov. do Est. do Amazonas
A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d’água do Brasil com mais de 353 m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na serra do Curupira, no município de Barcelos. A cachoeira está a 211 km da cidade. A região é uma das mais selvagens do planeta e caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altura, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.
Fotos: EMBRAPA
# 2 Cachoeira do Aracá
A Cachoeira do Aracá é formada pelo Rio Araça, que tem cerca de 365 metros de queda livre. Sendo uma das mais altas cachoeiras do Brasil, está localizada numa região de difícil o no interior do Parque Estadual Serra do Aracá.
■ PRAIAS 53c4d
# 1 Praia Grande
Fotos: Associação Amazonense de Municípios
A Praia Grande é o mais famoso e mais visitado ponto turístico do município de Barcelos. Localizada em frente à sede do município separada pelo caudaloso Rio Negro cerca de 1 km de distância. Devido ao fácil o e grande extenção, esta praia abriga grandes eventos como diversos festivais e réveillon. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.
# 2 Praia da Ilha do Governador
Fotos: Associação Amazonense de Municípios
A Ilha do Governador está localiza em frente à cidade de Barcelos, distante cerca de 700 metros. no período da vazante revela praia de areia branca em quase toda a margem, o que faz dela uma ótima opção de lazer para adultos e crianças.
■ COMO CHEGAR
382c3g
Para chegar a Barcelos, no estado do Amazonas (AM), existem diferentes opções de transporte, dependendo de sua localização atual. Barcelos é uma cidade situada às margens do Rio Negro e é conhecida como a “porta de entrada” para a região amazônica. Veja algumas opções de como chegar:
De avião: A maneira mais comum de chegar a Barcelos é por via aérea. É possível voar até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, a capital do Amazonas. A partir de Manaus, você pode pegar um avião de pequeno porte ou um hidroavião até Barcelos. As empresas regionais de aviação oferecem esses serviços.
De barco: Se preferir uma experiência mais aventurosa, você pode optar por viajar de barco. Existem barcos regionais que fazem o trajeto de Manaus até Barcelos. O percurso pelo Rio Negro pode levar vários dias, dependendo das condições do rio e do tipo de embarcação. Essa é uma opção interessante para aqueles que desejam explorar a região amazônica e aproveitar as paisagens ao longo do caminho.
De carro: É possível chegar a Barcelos de carro, mas tenha em mente que a cidade está localizada no coração da Floresta Amazônica, sendo cercada por rios e florestas densas. A rota terrestre de Manaus até Barcelos requer a travessia de balsas e estradas de terra. Recomenda-se consultar informações atualizadas sobre as condições das estradas antes de planejar essa rota.
É importante ressaltar que, devido à localização remota de Barcelos, é necessário fazer um planejamento adequado, verificar horários e condições de transporte, e estar preparado para as particularidades da região amazônica.